Glossário

ABRAS: Associação Brasileira de Supermercados.

ADR (American Depositary Receipt): Recibo de ações de companhia fora dos Estados Unidos, emitido por um banco e custodiado em banco norte-americano. Instrumento de negociação criado para que emitentes de títulos cotados em outros países atendessem às normas e regulamentos norte-americanos de registro de títulos, e facilitar o recebimento de dividendos por parte de investidores dos Estados Unidos.

ANBID: Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANDIMA: Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.

Assaí: é um atacadista que oferece economia e serviços exclusivos a comerciantes e donas de casa, em um ambiente prático e voltado especialmente para quem procura fazer compras em volume e com economia como profissionais de restaurantes, pizzarias, cantinas escolares, lanchonetes, bares, hotéis, lojas de conveniência e também pasteleiros, dogueiros, entre outros tipos de pequenos e médios negócios.

Assembléia Geral Ordinária – AGO: Reunião de acionistas de uma companhia com convocação anual obrigatória convocada pela diretoria ou pelo conselho de administração.

Assembléia Geral Extraordinária – AGE: Reunião de acionistas de uma companhia convocada para discutir e deliberar sobre assuntos de interesse social, exceto os pertinentes à AGO – Assembléia Geral Ordinária.

BACEN: Banco Central do Brasil.

BNDES: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social S.A.

BNDESPAR: BNDES Participações S.A.

BOVESPA: Bolsa de Valores de São Paulo.

BR GAAP (Brazilian Generally Accepted Accounting Principles): Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos no Brasil.

CADE: Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Cartões Co-Branded: Cartões de marca compartilhada que estabelecem parceria entre nossas bandeiras e empresas de cartões, com o objetivo de fidelizar seus clientes e prover vantagens progressivas aos mesmos, quanto maior a sua utilização.

Cartões Private Label: Cartão de uso restrito apenas as lojas do grupo. Esse tipo de cartão permite a identificação, acesso a crédito e fidelização dos clientes do grupo.

CBLC: Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

CDI: Certificado de Depósito Interbancário.

Centros de Distribuição: Unidades responsáveis pela cadeia de abastecimento do Assaí.

CETIP: Câmara de Custódia e Liquidação.

Check-outSão os pontos de vendas (PDV) das lojas, onde é feito a conferência e o pagamento dos produtos, ou seja, frentes de caixa.

CMN: Conselho Monetário Nacional.

CVM: Comissão de Valores Mobiliários.

Dividend yield: Relação entre dividendos pagos pela empresa e a cotação atual da ação.

EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido): elemento de avaliação que mede a geração de caixa nas operações da empresa, antes que seja afetada pelos encargos financeiros e débitos contábeis.

Estatuto: Estatuto Social da Companhia.

 

FIC: Financeira Itaú CBD S.A., joint venture entre o GPA e Banco Itaú Holding Financeira, cuja participação é dividida em partes iguais.

Fluxo de clientes: Movimentação de consumidores nas lojas do grupo.

Free float: Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados.

GPA: Grupo Pão de Açúcar.

Market Cap (Market Capitalization): valor do mercado – Somatório do valor das ações emitidas para negociação num determinado mercado, valorizada a preços correntes.

Nyse (New York Stock Exchange): Bolsa de Valores de Nova York.

PDV: Ponto de Venda, expressão que designa cada um dos terminais de caixas das lojas da Companhia. Também utilizado check-out.

PIB: Produto Interno Bruto.

PIS: Contribuição ao Programa de Participação Social.

Quebra: perdas de produtos nas lojas ocasionadas por produtos vencidos, mal manuseados ou furtados.

Ruptura: falta de produtos nas prateleiras das lojas ocasionadas por falhas nos processos relacionados ao Supply Chain do grupo.

SEC (Securities and Exchange Commission): Instituição responsável por proteger investidores e manter a integridade dos mercados de valores mobiliários. Sua área de atuação abrange as bolsas de valores, os corretores e dealers do mercado financeiro e de capitais, consultores de investimentos, fundos mútuos e companhias com ações em poder do público.

Sendas: Supermercados do GPA.

Sendas Distribuidora: Sendas Distribuidora S.A., joint venture da qual participam indiretamente o GPA, por meio da Sé, e a Sendas S.A..

Sendas S.A.: Companhia com participação nas Sendas Distribuidora.

Sortimento: Variedade dos produtos oferecidos nas lojas do grupo.

SPC: Sistema de Proteção ao Crédito, uma entidade nacional de controle de crédito.

Ticket médio: Receita média por cliente auferida em um determinado período de tempo, obtida a partir da média da soma das vendas de produtos adquiridos por clientes atendidos.