Conselhos e Diretoria Estatutária

Conselhos e Diretoria Estatutária

Diretoria Estatutária

Membros Cargo Data da Eleição Término de Mandato
Belmiro de Figueiredo Gomes Diretor Presidente 09/05/2022 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2023

O Sr. Belmiro estudou no Instituto de Educação Maringá e é membro do nosso Conselho de Administração desde outubro 2022 e Diretor Presidente desde fevereiro de 2011. Possui 35 anos de atuação no mercado alimentar, iniciando sua carreira no setor na área de tecnologia da informação, foi pioneiro no desenvolvimento de sistemas de automatização de vendas externas, no início dos anos 90, bem como de sistemas de automatização de processos operacionais de lojas e de sistemas de gestão comercial e logística do setor atacadista. Forte atuação na área tributária, especialmente nos impostos indiretos e nas diversas legislações estaduais.

 

Atuou por 22 anos em diversas áreas da rede Atacadão, liderou a partir de 2005 o processo de preparação interno da companhia e de venda em 2007 para o Grupo Carrefour, atuando por mais 3 anos como Diretor Comercial e Logística e membro do comitê executivo. Foi convidado pela antiga controladora Companhia Brasileira de Distribuição em 2010 para a posição de Diretoria de negócios de atacado, atuando como membro executivo e diretor estatutário até a cisão no final de 2020.

 

É membro fundador e vice-presidente, desde 2016 da ABAAS – Associação Brasileira de Atacadista de Autosserviço.

 

Desde o início da sua gestão a Companhia teve um crescimento de 1700%*, saltando de 38 para 263 lojas, ampliando a presença da companhia para a maior parte do território nacional, se tornando a segunda maior empresa de varejo do Brasil e um dos 10 maiores empregadores privados do país, implementando uma forte cultura de gestão, formação e crescimento de pessoas, resultando na obtenção do reconhecimento da GPTW entre as 10 melhores empresas de varejo. Foi reconhecido como CEO do ano pelo consumidor moderno e listado como um dos 10 melhores CEO do Brasil pela Forbes em 2022. Considerando receita bruta de R$3,3 bilhões em 2010 e receita bruta de R$59,7 bilhões em 2022, conforme dados constantes da apresentação institucional da Companhia divulgada em março de 2023.

Anderson Barres Castilho Vice-Presidente de Operações 09/05/2022 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2023

O Sr. Anderson é Vice-Presidente de Operações da Companhia desde novembro de 2012. Possui 28 anos de experiência no setor de atacado de autosserviço, tendo atuado como gerente de loja, gerente regional e responsável pela área comercial nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Rondônia. Trabalhou no Atacadão de janeiro de 1992 a março de 2012. Estudou Gestão Empresarial na UNIP – Universidade Paulista.

Wlamir dos Anjos Vice-Presidente Comercial & Logística 09/05/2022 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2023

O Sr. Wlamir é Vice-Presidente Comercial da Companhia desde maio de 2011. Possui mais de 32 anos de experiência no setor atacadista, tendo sido gerente regional do Atacadão de dezembro de 1988 a maio de 2011. Estudou Gestão de Marketing na UNIP – Universidade Paulista e Liderança e Gestão de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Vitor Fagá de Almeida Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores 13/03/2024 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2025

O Sr. Vitor Fagá de Almeida é Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Companhia desde março de 2024. É um profissional de destacada trajetória de liderança, com vasta experiência em gestão financeira, tendo atuado CFO e CEO em empresas de varejo como Sam’s Club Brasil, Grupo BIG, GPA e Via Varejo/Casas Bahia. Também foi consultor de estratégia no The Boston Consulting Group. Vitor é Economista formado pela Unicamp e possui Mestrado Sloan em Estratégia e Liderança pela London Business School.

Conselho de Administração

Membros Cargo Data da Eleição Término de Mandato
Oscar de Paula Bernardes Neto Presidente do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

O Sr. Oscar formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de ser Vice-Presidente do Conselho de Administração, coordenador do Comitê de Governança e Sustentabilidade e membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance da Localiza, ocupou, nos últimos anos, os seguintes cargos: de 1996 a 1999, foi CEO/COO da Bunge Internacional; de 1999 a 2013 foi membro do Conselho Consultivo da Bunge Brasil, empresa de alimentos; de 1999 a 2009 foi membro do Conselho de Administração da Delphi Estados Unidos; de 2003 a 2015 foi membro do Conselho Consultivo da Alcoa Brasil, empresa de alumínios; de 2005 a 2015, foi membro do Conselho e do Comitê de Auditoria da Cia Suzano Papel e Celulose, empresa do ramo de papel e celulose; de 2010 a 2018, foi membro do Conselho e dos Comitês de Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas e Finanças da Praxair inc. (Estados Unidos), empresa que opera com gases industriais.

 

De 2001 a 2019, foi Consultor Sênior do CEO da Johnson Electric Holdings Limited (Hong Kong), empresa de motores elétricos, tendo sido até 2011, membro do Conselho de Administração desta; desde 2011, atua como membro do Conselho de Administração da OMNI Táxi Aéreo, aviação; de 2007 a 2018 foi também membro dos Comitês de Auditoria e de Estratégia da Localiza; desde 2011, é Vice-Presidente do Conselho e Coordenador do Comitê de Recursos Humanos da DASA.

 

E de 2012 a fevereiro de 2019, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro dos Comitês de Estratégia, da Marcopolo S.A., empresa do ramo de transportes; desde 2015 é membro do Conselho de Administração da VPAR Participações (Grupo Votorantim); de 2003 a 2015 foi membro do Conselho e do Comitê de Gestão e Pessoas e Governança Corporativa da Gerdau S.A.; de 2003 a 2016 foi membro do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A.; de 2012 a 2015 foi membro do Comitê de Estratégia da Vanguarda S.A.; de 2009 a 2017 foi membro do Conselho Consultivo da Amyris Estados Unidos; é membro Conselho de Administração, do Comitê de Gente e do Comitê de auditoria da Mosaic; desde 2019 membro do Conselho da Jalles Machado, se tornando presidente do Conselho de Administração em 2021.

José Guimarães Monforte Vice-Presidente do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

O Sr. José Guimarães Monforte é economista formado pela Universidade Católica de Santos. Atualmente, é sócio da Emax Consultoria, membro do Conselho e do Comitê de Auditoria e Risco da CCR. De 1998 a 2011, esteve no Conselho e na Coordenação do Comitê de Riscos da Natura Cosméticos. Até 2011 participou do Conselho da Vivo. Foi Membro também dos Conselhos da Petrobras, BR Distribuidora, Rossi Residencial, Promon, Droga Raia, SABESP, Claro, Banco Nossa Caixa, Banco Tribanco, Canbrás, Pini Editora, Caramuru Alimentos, Klicknet, JHSF, Agrenco Ltd., Eletrobras, Banco do Brasil, JBS, Premix e Cyrela.

 

Foi membro do Comite de Ética do IBRI e do Conselho Consultivo da ABERJE e também da Advisory Panel da OCDE sobre Eficiência de Conselhos de Administração, Advisory Board-Americas Cabinet Graduate School of Business de Chicago e do Conselho Editorial da Harvard Business Review Brasil. Esteve envolvido no desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativas endo Conselheiro em 2022, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Foi Coordenador do Comite de Abertura de Capital da Bovespa, Vice-Presidente da ANBID e do Conselho da Caixa de Liquidação da Bolsa de Mercadorias.

 

Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Marril Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participação Ltda, ocupando posições no Brasil e no exterior. Foi sócio fundador da Pragma Gestão Patrimonial. O Sr. José tem participação em entidades do terceiro setor. Atualmente, o Sr. José é membro do Conselho do Instituto Reciclar.

Andiara Pedroso Petterle Membro Independente do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

A Sra. Andiara é graduada e possui mestrado em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e é doutoranda em Administração de negócios por Business School Lausanne.

 

Sra. Andiara é Vice-Presidente do Conselho de Administração e líder do Comitê de Estratégia da Cia Melhoramentos de São Paulo (desde 2021); é membro do Conselho da Administração, do Comitê de Transformação Digital e do Comitê de Pessoas do Banco SICREDI e da SicrediPar (desde 2022); é membro do Conselho da Administração, do Comitê de Pessoas e do Comitê de Estratégia GTM da KNEWIN (desde 2022); é professora de Transformação Digital pelo IBGC (desde 2021) e é Diretora Presidente da Kyrie Capital LLC (desde 2021).

 

Atuou também como membro do Conselho de Administração da Cia Melhoramentos de São Paulo (2019-2021); como Conselheira da ANJ (2016-2021); Conselheira Consultiva da Cia de Talentos (2013-2017); como membro do Conselho (2012-2016) e CEO (2014-2016) da Predicta.

Belmiro de Figueiredo Gomes Membro do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

O Sr. Belmiro estudou no Instituto de Educação Maringá e é membro do nosso Conselho de Administração desde outubro 2022 e Diretor Presidente desde fevereiro de 2011. Possui 35 anos de atuação no mercado alimentar, iniciando sua carreira no setor na área de tecnologia da informação, foi pioneiro no desenvolvimento de sistemas de automatização de vendas externas, no início dos anos 90, bem como de sistemas de automatização de processos operacionais de lojas e de sistemas de gestão comercial e logística do setor atacadista. Forte atuação na área tributária, especialmente nos impostos indiretos e nas diversas legislações estaduais.

 

Atuou por 22 anos em diversas áreas da rede Atacadão, liderou a partir de 2005 o processo de preparação interno da companhia e de venda em 2007 para o Grupo Carrefour, atuando por mais 3 anos como Diretor Comercial e Logística e membro do comitê executivo. Foi convidado pela antiga controladora Companhia Brasileira de Distribuição em 2010 para a posição de Diretoria de negócios de atacado, atuando como membro executivo e diretor estatutário até a cisão no final de 2020.

 

É membro fundador e vice-presidente, desde 2016 da ABAAS – Associação Brasileira de Atacadista de Autosserviço.

 

Desde o início da sua gestão a Companhia teve um crescimento de 1700%*, saltando de 38 para 263 lojas, ampliando a presença da companhia para a maior parte do território nacional, se tornando a segunda maior empresa de varejo do Brasil e um dos 10 maiores empregadores privados do país, implementando uma forte cultura de gestão, formação e crescimento de pessoas, resultando na obtenção do reconhecimento da GPTW entre as 10 melhores empresas de varejo. Foi reconhecido como CEO do ano pelo consumidor moderno e listado como um dos 10 melhores CEO do Brasil pela Forbes em 2022. Considerando receita bruta de R$3,3 bilhões em 2010 e receita bruta de R$59,7 bilhões em 2022, conforme dados constantes da apresentação institucional da Companhia divulgada em março de 2023.

Enéas Cesar Pestana Neto Membro Independente do Conselho de Administração 01/09/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

O Sr. Enéas Pestana possui vasta experiência no varejo alimentar brasileiro, tendo atuado mais recentemente como Presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados e como CEO do Dia Supermercados, da JBS América do Sul e do GPA, onde atuou como CEO, Diretor Financeiro e Diretor Vice Presidente Executivo de Operações Sênior. Ainda, é Sócio Fundador de consultoria especializada em gestão de negócios de empresas dos segmentos de Varejo e Indústria de Bens de Consumo. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo e possui especializações nas áreas de Controladoria, Finanças, Liderança e Gestão, realizadas em instituições nacionais e internacionais.

Julio Cesar de Queiroz Membro Independente do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

O Sr Julio é graduado em Engenharia pela Escola de Engenharia Mauá, em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pôs graduado em Educação pelo Instituto Singularidades, além de dezenas de cursos de desenvolvimento em Instituições como Singularity, Hebrew University of Jerusalém entre outras.

 

Atuou na Unilever Brasil em Supply Chain, Trade Marketing, Regional Sales Leader, Corporate Affairs e de 2000 a 2021 como Vice-presidente de Vendas Brasil e América Latina. Foi membro do Conselho do Instituto Mulheres do Varejo até 2021. Atualmente é membro do Conselho do Instituto Ser +, Conselheiro Emérito do Capitalismo Consciente Brasil, Fundador do Instituto Movimento Jovens do Brasil e CEO do Compra Agora América Latina.

Leila Abraham Loria Membro Independente do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

A Sra. Leila é graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com mestrado em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ (1978); Pós-MBA em Governança Corporativa e Mercado de Capitais para executivos pela B.I. International (2015); curso para Conselheiros de Administração pelo IBGC (2015); Risk University KPMG (2018 e 2015/2016); Sustainable Capitalism ESG Berkely (2021).

 

Atualmente é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Minoritários da Companhia Paranaense de Energia – COPEL (desde 2017); membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Pessoas e Remuneração das Casas Pernambucanas (desde 2018); membro do Conselho da Administração, do Comitê de Responsabilidade Socioambiental e do Comitê de Diversidade da JBS (desde 2021); membro suplente da Presidente do Conselho Consultivo da ANACONDA (desde 2021); membro do Conselho de Ética da ABRACOM (desde 2021); e, Co-Chair da Women Corporate Directors – WCD (desde 2017).

 

Anteriormente, foi membro e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2018-2022); membro do Conselho de Administração (2017), do Comitê de Conformidade e Governança (2018-2019), do Comitê de Investigação (2018-2019) e do Comitê de Pessoas (2017-2021) da Madeira Energia – MESA e da Santo Antônio Energia – SAE (2017-2021); membro do Comitê de Auditoria da COPEL (2017- 2021); membro do Conselho Consultivo do Costão do Santinho Resort (2016-2021); membro do Conselho Consultivo da INPLAC Indústria de Plástico (2016-2021); e, membro do Conselho Consultivo da COPPEAD (2005-2018); Diretora Executiva do grupo Telefonica Brasil e membro do Conselho de Administração da Fundação Telefônica Vivo (2010-2015); Presidente e Diretora Geral da TVA (Grupo Abril) e Membro do Conselho da Tevecap (1997-2006); Diretora Geral e membro do Conselho da Direct TV (1997-1999); Diretora Comercial do Walmart (1994-1997); e Diretora de Marketing, Vendas, Negócios, Compras e Recursos Humanos da Mesbla (1978- 1994).

Leonardo Gomes Pereira Membro Independente do Conselho de Administração 27/04/2023 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2024

O Sr. Leonardo Porciúncula Gomes Pereira, graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981 e em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1986.

 

Participou do Programa de Gestão Transcultural – AOTS em 1986, do Programa de Finanças Estratégicas – IMD, em 1997, do Programa de Desenvolvimento Executivo – Wharton Business Scholz em 1998, do Senior Executiva Programe pela Universidade de Columbia em 2005 e dos Programas Executivo da Singularity University nos EUA e de M&A da London Business School, em 2018. Tem o CFA ESG Investing Certificate. Realizou o MBA na Universidade de Warwick, na Inglaterra, em 1992. Atuou por 13 anos (de 1982 a 1995), em diferentes cargos, no Citibank, no Brasil, Ásia e Estados Unidos.

 

Além disso, foi Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores na Globopar, de 1995 a 2000 e Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Net Serviços, de 2000 a 2007. Em 2007, tornou-se Presidente da Companhia Vale da Araguaia, cargo que ocupou até 2009 quando se tornou Vice-Presidente Executivo da Gol Linhas Aéreas e Diretor Superintendente do Smiles.

 

O Sr. Gomes Pereira exerceu, ainda, o cargo de Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre 2012 e 2017. Foi também conselheiro em empresas abertas e fechadas. Entre outros, foi coordenador do Comitê Independente de Reparação da Vale formado após Brumadinho, , foi Conselheiro e membro do Comitê de Auditoria e Riscos na CCR e no Smiles – ambas do Novo Mercado, Conselheiro e membro do Comitê de pessoas do FGC, Presidente do Conselho de Administração da CBDN e membro do Conselho Consultivo do Instituto Mediare. Atua desde 2021 como Presidente do Conselho de Administração da 2W Energia. Desde 2022, é sócio fundador e lidera as atividades de governança e stewardship da Neuler Capital

Conselho Fiscal

Membros Cargo Data da Eleição Término de Mandato
Artemio Bertholini Presidente (Membro Efetivo) 27/04/2023 AGO que aprovar as contas de 2023

Artemio Bertholini tem mais de 40 anos de experiência na área financeira e contábil e no magistério universtário. É PhD in Business Administration – FCU – Florida Christian University, Orlando, USA, 2005. Tese: “The Evolution of Arbitration in Brazil” e tem Mestrado em Ciências Contábeis e Finanças – PUC – SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003. Dissertação: “Contribuição ao Estudo das Sociedades de Propósito Especial no Brasil”.

Márcio Belli Membro Suplente 27/04/2023 AGO que aprovar as contas de 2023

Márcio Belli é membro da Academia Paulista de Contabilidade; tem experiência na área de Administração Financeira, Contabilidade, Controladoria, Auditoria e Valuation de empresas tendo atuado como Contador, Gerente Financeiro, Gerente Administrativo, Diretor técnico em Auditoria, Controller e Auditor. Possui LIVRE DOCÊCIA em Administração pela UNICAMP, DOUTORADO em Ciências Contábeis pela FEA-USP da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MESTRADO em Ciências Contábeis, Controladoria e Contabilidade, também pela FEA-USP da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO , graduação em Administração de Empresas , graduação em Ciências Contábeis. Atualmente é professor Adjunto MS5 na FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DA UNICAMP- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS e Coordenador dos cursos de Formação de Especialistas em Controladoria e Finanças e Gestão Executiva da UNICAMP.

Edison Fernandes Membro Efetivo 27/04/2023 AGO que aprovar as contas de 2023

Edison Carlos Fernandes é Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco (1994), Pós-graduado em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária, atual CEU Law School (1996). Ainda, é Pós-graduado em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1998). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Por fim, Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário SENAC (2022). Dispõe de larga experiência em Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria de Empresas de Capital Aberto.

Ricardo Rodil Membro Suplente 27/04/2023 AGO que aprovar as contas de 2023

Ricardo Julio Godil é Sócio-diretor, líder de Capital Markets no Grupo Crowe Macro. Formado em Ciências Econômicas com Pós-graduado em Contabilidade pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, revalidado pela USP, 1980. Pós-graduado em ‘Integração Econômica Regional’ USP, 1999. Dispõe de ACCA Certificação em IFRS – Dezembro 2010; e de certificação ICAEW – Institute of Chartered Accountants of England and Wales – Certificação em Normas Internacionais de Auditoria IFAC – Janeiro 2014.

Leda Hahn Membro Efetivo 27/04/2023 AGO que aprovar as contas de 2023

Leda Hahn possuí extensa experiência profissional incluindo governo (IPEA e Ministério da Fazenda), empresas de consultoria, banco de investimentos, fundos de pensão e empresas de investimento em infraestrutura portuária. Atividades concentradas em análise de investimentos, elaboração de projeções, controle de orçamentos de grandes projetos, negociações para obtenção de empréstimos de longo prazo para investimentos na área de infraestrutura, negociações envolvendo diversos stakeholders, negociação entre acionistas controladores visando saída de mercado para posições acionárias. Membro de conselhos de administração e conselhos fiscais de empresas brasileiras listadas na B3 (ouna antiga Bovespa).

Rene Martins Membro Suplente 27/04/2023 AGO que aprovar as contas de 2023

René Martins trabalha desde 2017 em consultoria financeira e estratégica. Antes disso, atuou por mais de 30 anos em empresas de Grande Porte: Grupo Globo, Oi, Xerox, Pepsi-Cola Internacional, Aracruz Celulose (atual Suzano) nas áreas de: Relações com Investidores/Finanças Corporativas/Tesouraria/Financiamento de Projetos/Controller de divisão de Negócios/Controller de Projeto/Planejamento, Consolidação e Análise Financeira (FP&A)/Pricing /Estudos de viabilidade Econômico Financeira.