Conselhos e Diretoria Estatutária

Conselhos e Diretoria Estatutária

Diretoria Estatutária

Membros Cargo Data da Eleição Término de Mandato
Belmiro de Figueiredo Gomes Diretor Presidente 08/05/2024 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2025

O Sr. Belmiro Gomes é Diretor Presidente do Assaí Atacadista desde fevereiro de 2011 e membro do Conselho de Administração desde outubro de 2022. Estudou contabilidade no Instituto de Educação Maringá e aprendeu sozinho programação – área que o levou a trabalhar no setor de varejo alimentar, onde acumula experiencia de 35 anos. Iniciou carreira no setor de tecnologia da informação, sendo pioneiro no desenvolvimento de sistemas de automatização de vendas externas, no início dos anos 90, bem como de sistemas de automatização de processos operacionais de lojas e de sistemas de gestão comercial e logística do setor atacadista. Tem também forte atuação na área tributária, especialmente nos impostos indiretos e nas diversas legislações estaduais. Entrou em 1988 no Atacadão, em Maringá (PR), onde permaneceu por 22 anos. A partir de 2005 liderou o processo de preparação interna de venda para o Grupo Carrefour. Em 2010 foi convidado pelo GPA para integrar o time do Assaí, então subsidiaria da Companhia, inicialmente como Diretor Comercial e posteriormente como Diretor Presidente. No GPA permaneceu como diretor estatutário até a cisão entre as empresas no final de 2020. É ainda membro fundador e Presidente do Conselho Deliberativo da ABAAS (Associação Brasileira de Atacadista de Autosserviço). Liderou a forte expansão do Assaí nos últimos anos, posicionando a empresa como uma das maiores varejistas do Brasil e único atacarejo listado na bolsa de valores brasileira (B3). Foi sob sua gestão que a empresa se tornou a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil). Implementou uma forte cultura de gestão, formação e crescimento de pessoas, resultando no reconhecimento da GPTW em 2024 como a melhor empresas de varejo alimentar para se trabalhar no país (empresas com mais de 10 mil colaboradores. Belmiro foi reconhecido como CEO do ano de 2022 pela Consumidor Moderno e listado como um dos 10 Melhores CEOs do Brasil pela Forbes daquele ano. É ainda top voice do Linkedin Brasil desde 2024.

Anderson Barres Castilho Vice-Presidente de Operações 08/05/2024 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2025

O Sr. Anderson é Vice-Presidente de Operações da Companhia desde novembro de 2012. Possui 28 anos de experiência no setor de atacado de autosserviço, tendo atuado como gerente de loja, gerente regional e responsável pela área comercial nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Rondônia. Trabalhou no Atacadão de janeiro de 1992 a março de 2012. Estudou Gestão Empresarial na UNIP – Universidade Paulista.

Wlamir dos Anjos Vice-Presidente Comercial & Logística 08/05/2024 Até a AGO da Companhia que aprovar as contas de 2025

O Sr. Wlamir é Vice-Presidente Comercial da Companhia desde maio de 2011. Possui mais de 32 anos de experiência no setor atacadista, tendo sido gerente regional do Atacadão de dezembro de 1988 a maio de 2011. Estudou Gestão de Marketing na UNIP – Universidade Paulista e Liderança e Gestão de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Aymar Giglio Junior CFO interino (não estatutário) 14/04/2025 -

O Sr. Aymar é graduado em Administração de Empresas e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e construiu sua carreira nas áreas financeira, de tesouraria e de crédito ao consumidor, acumulando mais de 40 anos de experiência no setor de varejo. Atuou no Grupo Pão de Açúcar, onde foi Diretor de Tesouraria por 10 anos, até 2017, Diretor Presidente da Financeira Itaú – CBD, de fevereiro de 2017 a outubro de 2018, e posteriormente, Financial Services Advisor entre novembro de 2018 e janeiro de 2021. Desde janeiro de 2021 é diretor de tesouraria corporativa da Companhia.

Conselho de Administração

Membros Cargo Data da Eleição Término de Mandato
Oscar de Paula Bernardes Neto Presidente do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

O Sr. Oscar formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É, desde 2011, membro do Conselho de Administração da DASA, onde também ocupou os cargos de Vice-Presidente do Conselho e Coordenador do Comitê de Recursos Humanos. Desde 2015, é membro do Conselho de Administração da VPAR Participações (Grupo Votorantim); desde 2019, membro do Conselho da Jalles Machado, onde ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração desde 2020; e desde 2021, membro do Comitê de Governança e Sustentabilidade da Localiza, onde também ocupou os cargos de membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance, Presidente do Conselho de Administração e membro do Conselho de Administração, este último de 2007 a 2023. Ocupou, nos últimos anos, os seguintes cargos: de 1996 a 1999, foi CEO/COO da Bunge Internacional; de 1999 a 2013, foi membro do Conselho Consultivo da Bunge Brasil, empresa de alimentos; de 1999 a 2009, foi membro do Conselho de Administração da Delphi Estados Unidos; de 2003 a 2016, foi membro do Conselho Consultivo da Alcoa Brasil, empresa de alumínios; de 2005 a 2016, foi membro do Conselho e do Comitê de Auditoria da Cia Suzano Papel e Celulose, empresa do ramo de papel e celulose; de 2010 a 2018, foi membro do Conselho e dos Comitês de Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas e Finanças da Praxair Inc. (Estados Unidos), empresa que opera com gases industriais; de 2001 a 2019, foi Consultor Sênior do CEO da Johnson Electric Holdings Limited (Hong Kong), empresa de motores elétricos, tendo sido, até 2011, membro do Conselho de Administração desta; de 2011 a 2020, foi membro do Conselho de Administração da OMNI Táxi Aéreo, aviação; de 2007 a 2018, foi também membro dos Comitês de Auditoria e de Estratégia da Localiza; de 2012 a 2019, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro dos Comitês de Estratégia da Marcopolo S.A., empresa do ramo de transportes; de 2003 a 2015, foi membro do Conselho e do Comitê de Gestão e Pessoas e Governança Corporativa da Gerdau S.A.; de 2003 a 2016, foi membro do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A.; de 2012 a 2015, foi membro do Comitê de Estratégia da Vanguarda S.A.; de 2009 a 2017, foi membro do Conselho Consultivo da Amyris Estados Unidos; e de 2018 a 2022, foi membro do Conselho de Administração, do Comitê de Gente e do Comitê de Auditoria da Mosaic.

 

E de 2012 a fevereiro de 2019, atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro dos Comitês de Estratégia, da Marcopolo S.A., empresa do ramo de transportes; desde 2015 é membro do Conselho de Administração da VPAR Participações (Grupo Votorantim); de 2003 a 2015 foi membro do Conselho e do Comitê de Gestão e Pessoas e Governança Corporativa da Gerdau S.A.; de 2003 a 2016 foi membro do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A.; de 2012 a 2015 foi membro do Comitê de Estratégia da Vanguarda S.A.; de 2009 a 2017 foi membro do Conselho Consultivo da Amyris Estados Unidos; é membro Conselho de Administração, do Comitê de Gente e do Comitê de auditoria da Mosaic; desde 2019 membro do Conselho da Jalles Machado, se tornando presidente do Conselho de Administração em 2021.

José Roberto Meister Müssnich Vice-Presidente do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

O Sr. José Roberto Meister Müssnich foi diretor-presidente da Atacadão S.A por 14 anos, liderando o processo de venda da empresa para o Grupo Carrefour em 2007 e tendo sido responsável pela gestão e expansão da bandeira Atacadão no Brasil e no exterior. O Sr. Müssnich possui mestrado (MSc) em Gestão Empresarial PUCRS, Pós-graduação em Administração de Empresas MAN/PUCRS, Especialização em Marketing (PPGA/UFRGS), Pós-graduação em Administração de Empresas PPGA/UFRGS, Administração de Empresas pela UFRGS e Administração Pública pela UFRGS. O Sr. Müssnich é membro do Conselho de Administração do Grupo LabelVie SA, empresa listada na bolsa marroquina com operações no Marrocos, Costa do Marfim e França. Ao longo de sua carreira teve experiências em cargos de gestão de empresas e consultoria em diversos grupos e empresas brasileiras e internacionais, inclusive atuando como membro do Conselho de Administração da Dotz S.A. entre 2021 e 2024, além de carreira acadêmica como professor da PUC/RS, ULBRA, UCS, UCUDAL/Uruguay, entre outras universidades por mais de 20 anos, possuindo mais de 40 homenagens acadêmicas nas áreas de Marketing e Estratégia Empresarial. Foi premiado com o Prêmio LIDE 2016, entre os oito executivos brasileiros que contribuem com o desenvolvimento da nação, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais – LIDE. O Sr. Müssnich é considerado Conselheiro Independente, de acordo com os requisitos dispostos no Regulamento do Novo Mercado.

Belmiro de Figueiredo Gomes Membro do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

O Sr. Belmiro Gomes é Diretor Presidente do Assaí Atacadista desde fevereiro de 2011 e membro do Conselho de Administração desde outubro de 2022. Estudou contabilidade no Instituto de Educação Maringá e aprendeu sozinho programação – área que o levou a trabalhar no setor de varejo alimentar, onde acumula experiencia de 35 anos. Iniciou carreira no setor de tecnologia da informação, sendo pioneiro no desenvolvimento de sistemas de automatização de vendas externas, no início dos anos 90, bem como de sistemas de automatização de processos operacionais de lojas e de sistemas de gestão comercial e logística do setor atacadista. Tem também forte atuação na área tributária, especialmente nos impostos indiretos e nas diversas legislações estaduais. Entrou em 1988 no Atacadão, em Maringá (PR), onde permaneceu por 22 anos. A partir de 2005 liderou o processo de preparação interna de venda para o Grupo Carrefour. Em 2010 foi convidado pelo GPA para integrar o time do Assaí, então subsidiaria da Companhia, inicialmente como Diretor Comercial e posteriormente como Diretor Presidente. No GPA permaneceu como diretor estatutário até a cisão entre as empresas no final de 2020. É ainda membro fundador e Presidente do Conselho Deliberativo da ABAAS (Associação Brasileira de Atacadista de Autosserviço). Liderou a forte expansão do Assaí nos últimos anos, posicionando a empresa como uma das maiores varejistas do Brasil e único atacarejo listado na bolsa de valores brasileira (B3). Foi sob sua gestão que a empresa se tornou a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil). Implementou uma forte cultura de gestão, formação e crescimento de pessoas, resultando no reconhecimento da GPTW em 2024 como a melhor empresas de varejo alimentar para se trabalhar no país (empresas com mais de 10 mil colaboradores. Belmiro foi reconhecido como CEO do ano de 2022 pela Consumidor Moderno e listado como um dos 10 Melhores CEOs do Brasil pela Forbes daquele ano. É ainda top voice do Linkedin Brasil desde 2024.

Enéas Cesar Pestana Neto Membro Independente do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

O Sr. Enéas Pestana possui vasta experiência no varejo alimentar brasileiro, tendo atuado mais recentemente como Presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados e como CEO do Dia Brasil, CEO da JBS América do Sul e CEO do GPA-Grupo Pão de Açúcar, onde também atuou como CFO e como Vice-Presidente Executivo de Operações Sênior. Ainda, é membro independente do Conselho de Administração de outras empresas e Sócio Fundador de consultoria especializada em gestão de negócios de empresas dos segmentos de Varejo e Indústria de Bens de Consumo. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo e possui especializações nas áreas de Controladoria, Finanças, Liderança e Gestão, realizadas em instituições nacionais e internacionais.

Julio Cesar de Queiroz Campos Membro Independente do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

O Sr. Julio Cesar é graduado em Engenharia pela Escola de Engenharia Mauá, em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Educação pelo Instituto Singularidades, além de dezenas de cursos de desenvolvimento em Instituições como Singularity, Hebrew University of Jerusalém entre outras. Atuou na Unilever Brasil em Supply Chain, Trade Marketing, Regional Sales Leader, Corporate Affairs e de 2000 a 2021 como Vice-presidente de Vendas Brasil e América Latina. Foi membro do Conselho do Instituto Mulheres do Varejo até 2021. Atualmente é membro do Conselho do Instituto Ser +, Conselheiro Emérito do Capitalismo Consciente Brasil, Fundador do Instituto Movimento Jovens do Brasil e CEO do Compra Agora América Latina.

Leila Abraham Loria Membro Independente do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

A Sra. Leila é graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mestrado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ, além de ter cursado Corporate Governance International na Columbia University e International Business na Johns Hopkins University, ambos em 2014. Concluiu o Pós-MBA em Governança Corporativa e Mercado de Capitais para Executivos pela B.I. International em 2015, o curso para Conselheiros de Administração pelo IBGC também em 2015, e programas de educação executiva na Nova School of Business and Economics em 2016 e na Risk University da KPMG em 2015, 2016 e 2018. Em 2021, realizou o curso Sustainable Capitalism & ESG pela Berkeley. Em 2024, concluiu o curso para Presidentes de Conselho pelo IOD/IBGC e o programa Doing Business in China pela Tsinghua University. Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Assaí, onde também atua como Coordenadora do Comitê de Gente, Cultura e Remuneração e como membro do Comitê de Governança e Sustentabilidade desde 2023; Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Finanças e Auditoria da FCC Indústria Química desde 2024; membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia da Anaconda desde 2021; e membro do Conselho Consultivo da Women Corporate Directors (WCD) desde 2024. Anteriormente, foi membro do Conselho de Administração, do Comitê de Auditoria e do Comitê de Minoritários da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) de 2017 a 2023; membro do Conselho de Administração, do Comitê de Responsabilidade Socioambiental e do Comitê de Diversidade da JBS de 2021 a 2023; membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Pessoas e Remuneração das Casas Pernambucanas de 2018 a 2024; membro e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) de 2018 a 2022; membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas da Madeira Energia (MESA) e da Santo Antônio Energia (SAE) de 2017 a 2021, bem como dos Comitês de Conformidade, Governança e Investigação de 2018 a 2019. Também foi membro do Conselho Consultivo do Costão do Santinho Resort e da INPLAC Indústria de Plástico de 2016 a 2021; membro do Conselho Consultivo da COPPEAD de 2005 a 2018; e membro do Conselho de Ética da ABRACOM de 2021 a 2024. Atuou como Diretora Executiva do grupo Telefônica Brasil e membro do Conselho de Administração da Fundação Telefônica Vivo de 2010 a 2015; Presidente e Diretora Geral da TVA (Grupo Abril) e membro do Conselho da Tevecap de 1997 a 2006; Diretora Geral e membro do Conselho da DirectTV de 1997 a 1999; Diretora Comercial do Walmart de 1994 a 1997; e Diretora de Marketing, Vendas, Negócios, Compras e Recursos Humanos da Mesbla de 1978 a 1994.

Miguel Maia Mickelberg Membro Independente do Conselho de Administração 25/04/2025 2 anos, estendido até a AGO que aprovar as contas de 2026

O Sr. Miguel Maia Mickelberg é formado em Ciências Econômicas pela UFRGS e possui MBA pelo MIT Sloan School of Management, tendo obtido o Certificate in Finance pela mesma escola. Atualmente o Sr. Miguel exerce o cargo de Diretor Financeiro (CFO) e Diretor de Relações com Investidores da Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações. Miguel exerce o cargo de membro do Conselho de Administração da Cury Construtora e Incorporadora S.A., Lavvi Empreendimentos Imobiliários S.A. e da Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A. Antes de exercer o cargo de CFO, o Sr. Miguel foi Controller da Cyrela.

Conselho Fiscal

Membros Cargo Data da Eleição Término de Mandato
Artemio Bertholini Presidente (Membro Efetivo) 25/04/2025 AGO que aprovar as contas de 2025

Artemio Bertholini tem mais de 40 anos de experiência na área financeira e contábil e no magistério universitário. É PhD in Business Administration – FCU – Florida Christian University, Orlando, USA, 2005. Tese: “The Evolution of Arbitration in Brazil” e tem Mestrado em Ciências Contábeis e Finanças – PUC – SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003. Dissertação: “Contribuição ao Estudo das Sociedades de Propósito Especial no Brasil”.

Márcio Marcelo Belli Membro Suplente 25/04/2025 AGO que aprovar as contas de 2025

O Sr. Márcio Belli é membro da Academia Paulista de Contabilidade; tem experiência na área de Administração Financeira, Contabilidade, Controladoria, Auditoria e Valuation de empresas tendo atuado como Contador, Gerente Financeiro, Gerente Administrativo, Diretor técnico em Auditoria, Controller e Auditor. Possui LIVRE DOCÊCIA em Administração pela UNICAMP, doutorado em Ciências Contábeis pela FEA-USP da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, mestrado em Ciências Contábeis, Controladoria e Contabilidade, também pela FEA-USP da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, graduação em Administração de Empresas, graduação em Ciências Contábeis. Atualmente é professor Adjunto MS5 na FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DA UNICAMP- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS e Coordenador dos cursos de Formação de Especialistas em Controladoria e Finanças e Gestão Executiva da UNICAMP.

Adriano Cives Seabra Membro Efetivo 25/04/2025 AGO que aprovar as contas de 2025

O Sr. Adriano Seabra é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira no mercado financeiro no Banco Garantia, onde atuou nos escritórios de São Paulo e Cidade do México, permanecendo até a aquisição pelo Credit Suisse em 1998. Atuou como chefe de análise de empresas e gestor na GAP Asset, Opus Investimentos e na Itaverá Investimentos, onde foi sócio. Foi membro de diversos Conselhos de Administração e Fiscais, entre eles: Conselho de Administração da Even Construtora em 2015, da Sanepar de 2017 a 2022, da Cesp de 2017 a 2019, da Eletropaulo em 2018, da Smiles de 2019 a 2020 e da Vale de 2019 a 2021, também tendo integrado o Comitê Financeiro desta de 2019 a 2022. Atuou ainda como Conselheiro Fiscal da Copasa de 2017 a 2018. Desde 2018, integra o Conselho de Administração do Banrisul e, desde 2024, é membro do Conselho de Administração do Grupo Cornélio Brennand. Possui as certificações CFA e CGA (Anbima).

Marco Antonio Mayer Foletto Membro Suplente 25/04/2025 AGO que aprovar as contas de 2025

O Sr. Marco Antonio é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Gestão Empresarial pelo IBMEC São Paulo e pela UFRGS. É certificado pelo IBGC por sua experiência como Conselheiro de Administração, Conselheiro Fiscal e membro de Comitês de Auditoria. Atualmente, atua como membro independente do Comitê de Auditoria da Vibra Energia, do Banco da Amazônia e da Procergs. Desenvolveu sua carreira no Brasil, México, Estados Unidos e Índia, ocupando posições de liderança nas áreas de finanças, controladoria e auditoria interna em empresas dos setores de autopeças, tecnologia, máquinas e equipamentos, siderurgia e aviação. Foi Conselheiro Fiscal Independente da Falconi Consultores de 2015 a 2017, da General Shopping de 2019 a 2022, da Marisa Lojas de 2020 a 2022 e da Sanepar de 2021 a 2023. Atuou como Conselheiro de Administração Independente do Banrisul de 2018 a 2019 e da Petrobras Transportes de 2018 a 2022, além de ter sido membro independente do Comitê de Auditoria da Petrobras Transportes, da CEEE-RS, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Corsan entre 2018 e 2023.

Leda Maria Deiro Hahn Membro Efetivo 25/04/2025 AGO que aprovar as contas de 2025

A Sra. Leda Hahn possuí extensa experiência profissional incluindo governo (IPEA e Ministério da Fazenda), empresas de consultoria, banco de investimentos, fundos de pensão e empresas de investimento em infraestrutura portuária. Atividades concentradas em análise de investimentos, elaboração de projeções, controle de orçamentos de grandes projetos, negociações para obtenção de empréstimos de longo prazo para investimentos na área de infraestrutura, negociações envolvendo diversos stakeholders, negociação entre acionistas controladores visando saída de mercado para posições acionárias. Membro de conselhos de administração e conselhos fiscais de empresas brasileiras listadas na B3 (ou na antiga Bovespa).

René de Medeiros Ribeiro Martins Membro Suplente 25/04/2025 AGO que aprovar as contas de 2025

O Sr. René Martins trabalha desde 2017 em consultoria financeira e estratégica. Antes disso, atuou por mais de 30 anos em empresas de Grande Porte: Grupo Globo, Oi, Xerox, Pepsi-Cola Internacional, Aracruz Celulose (atual Suzano) nas áreas de: Relações com Investidores/Finanças Corporativas/Tesouraria/Financiamento de Projetos/Controller de divisão de Negócios/Controller de Projeto/Planejamento, Consolidação e Análise Financeira (FP&A)/Pricing /Estudos de viabilidade Econômico Financeira.