Assaí: Performance de conversões aumenta vendas e faturamento

Loja do Assaí Atacadista na Região Central de Taboão da Serra, região metropolitana da cidade de São Paulo. Unidades convertidas estão localizadas em regiões mais centrais e trazem novos serviços (divulgação/Assaí)

São Paulo, maio de 2024 – O Assaí Atacadista tem apresentado forte avanço de performance com suas conversões de hipermercados. Iniciado em 2022, ano em que realizou a maior expansão do segmento de atacado e varejo alimentar brasileiro, o processo agora se consolida em resultados consistentes e que reforçam a assertividade do modelo de negócios da rede atacadista.

As lojas convertidas ao longo de 2022 apresentaram faturamento médio mensal por loja de cerca de R$ 26 milhões no 1T24, o que representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior e um nível de vendas 23% acima da base de lojas orgânicas inauguradas até 2022, que apresentaram média de faturamento por loja de cerca de R$ 21 milhões no 1T24. Já a margem EBITDA das conversões inauguradas em 2022 dobrou em relação ao 1T23 e atingiu 5,2% no 1T24.

No consolidado, as vendas “mesmas lojas” (SSS) cresceram 5,2%, impulsionadas pela contribuição das conversões e também pelo bom desempenho do parque original. O indicador SSS considera a contribuição das lojas a partir do 13º mês desde a data da inauguração. Isto significa que 47 conversões integram a base mesmas-lojas no 1T24.

Em 2022, o Assaí realizou a inauguração de 60 lojas de janeiro a dezembro daquele ano. Em 2023, foram realizadas outras 27 inaugurações. Somados os Este conteúdo foi classificado como Interno dois períodos, foram 87 novas lojas, das quais 64 conversões de hipermercados, o que representa a quase totalidade do projeto (foram adquiridos 66 pontos comerciais). Em 2024, já foram abertas 5 unidades, incluindo a primeira loja em Vitória, capital do Espírito Santo. A projeção é de 15 novas unidades, no total, para serem inauguradas este ano.

Com um parque de lojas cada vez mais central, com serviços voltados para novos públicos (como açougue, padaria e fatiamento de frios) e em todas as regiões do país, em 2023, o Assaí se tornou a rede alimentar mais presente nos lares brasileiros. Atualmente, um em cada quatro domicílios compram em uma das mais de 290 lojas da rede. Com um parque em maturação, a rede aposta agora em novas avenidas de crescimento para seguir sua expansão, como a capitalização de espaços publicitários nas unidades e novos serviços financeiros voltados para o público transformador, que consome um tíquete médio mais alto e representa 45% da clientela da marca.